Projetos

  • A Fundação Heydenreich desenvolve Projetos Sociais ligados às áreas de educação e assistência social.

    Projeto Uirapuru

    Desde 2007, o Projeto Uirapuru, criado e desenvolvido pela Fundação em Taboão da Serra, já formou mais de 1.000 jovens em cursos preparatórios para o primeiro emprego. Veja mais

    Esse projeto foi criado e formatado a partir da experiência adquirida pela Fundação Heydenreich em seu Projeto Navegar é Preciso, desenvolvido até 2008, que capacitou mais de 900 professores da rede pública e 1.500 jovens no uso do computador como ferramenta pedagógica e profissionalizante.

    Outros Projetos

    Desde  2000 a Fundação Heydenreich apoia dois projetos em Organizações Sociais na Zona Sul de São Paulo, já tendo  atendido mais de 10.000 crianças, jovens e adultos das comunidades onde as organizações estão inseridas.

    Em 2014 a Fundação preparou as equipes  dessas Organizações para desenvolverem programas de formação de jovens para o mercado de trabalho e seu encaminhamento  como aprendizes. Desde então acompanha e apoia os trabalhos.

História

  • A Fundação Heydenreich foi criada em 1929 por uma família de origem alemã que se instalou no Brasil em 1879 e inaugurou em São Paulo, em 1883, loja de roupas e produtos importados chamada Casa Alemã. O negócio prosperou e foram abertas várias filiais em outras cidades. Em reconhecimento ao seu sucesso nos negócios no Brasil, preocupada com a difícil situação de outros imigrantes alemães e para não desamparar viúvas de ex-funcionários da Casa Alemã, a família doou parte de seus bens para empreendimentos de utilidade pública e a atividades filantrópicas.

    Em 1959 a família mudou seu ramo de negócios, mas a Fundação deu continuidade a suas atividades filantrópicas, fiel a seus propósitos beneficentes.

    Em 1998 houve uma mudança na Gestão da Fundação e os novos membros do Conselho, atentos às mudanças na realidade brasileira e aos Movimentos Sociais, estruturaram-se para realizar programas de inclusão digital e social em Organizações da Sociedade Civil que atuavam em comunidades periféricas de São Paulo. O foco das ações passou a ser atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, através de Programas que utilizavam a informática como instrumento pedagógico ou profissionalizante. 

    Desde 2007, sentindo a necessidade de atender mais de perto jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social, a Fundação vem canalizando sua experiência para a formação de jovens para o mercado de trabalho.

Governança

  • O Conselho Curador é formado por 9 membros , todos voluntários, entre empresários, educadores e profissionais autônomos. Por determinação estatutária, deve haver sempre 3 membros da Família Heydenreich compondo o quadro.

    Conselho Curador

    Günther Heydenreich - Presidente
    Luiz Pestana
    Katia Heydenreich de Luca
    Leticia de A. Câmara Lopes
    Manfredo Leffler
    Kuno Dietmar Frank
    Silvia Amaral Heydenreich
    Tania A. Heydenreich Alves
    Werner Heydenreich

    Diretoria Executiva

    Günther Heydenreich - Presidente
    Leticia de A. Câmara Lopes - Tesoureira
    Werner Heydenreich - Secretário

    Conselho Fiscal

    Manfredo Leffler
    Luiz Pestana

    A Fundação tem seu plano de gestão revisto periodicamente, com metas claramente definidas. O Conselho acompanha e direciona os Projetos através de reuniões trimestrais com a Gerência de Projetos.

    Zelando sempre por total transparência, a Fundação realiza anualmente prestação de contas ao Ministério Público, à Curadoria de Fundações e tem todos os registros obrigatórios para Fundações em órgãos competentes em níveis municipal, estadual e federal.