O Projeto Uirapuru oferece, gratuitamente, formação de 5 meses para jovens e adolescentes de 16 a 19 anos.

Nesta formação, chamada de Programa de Trabalho Educativo (PTE), os jovens têm 4 horas diárias de aulas de Tecnologia da Informação, Comportamento Organizacional e Rotinas Administrativas, Matemática, Comunicação Oral e Escrita, Práticas Esportivas e atividades de incentivo à leitura . O Projeto Uirapuru mantém no mesmo espaço a Biblioteca Comunitária Dietmar Heydenreich, que coloca à disposição dos alunos e da comunidade  um acervo de mais de 4.000 obras .

Os formados passam a compor um banco de jovens talentos que são recomendados às empresas que  procuram  o Projeto Uirapuru para cumprir a Lei do Aprendiz .

Programa de Aprendizagem – Lei  10.097/2000

O Projeto Uirapuru tem 4 cursos registrados no Ministério do Trabalho e Emprego:

  • Aprendizes em Auxiliar Administrativo - CBO 4110-10
  • Aprendizes em Recepção e Atendimento a clientes - CBO 4221-05
  • Aprendizes em Operador de comércio em lojas e mercados - CBO 5211-15
  • Aprendizes em Auxiliar de embalagem e etiquetagem - CBO 7841-10

Os Aprendizes realizam 30 horas de Aprendizado semanal, das quais 24 horas são de Aprendizagem Prática (6 horas por dia, 4 dias por semana) e 6 horas de Aprendizado Teórico (um dia da semana em nossa instituição e mais 6 horas complementares por mês) totalizando a jornada máxima de 30 horas semanais.

A empresa deve pagar o salário mínimo por mês e vale transporte. Quanto a outros benefícios, embora a lei não exija, recomenda-se a oferta da refeição. É preciso atentar à Convenção Coletiva para verificar se não define regras diferenciadas para os Aprendizes em sua categoria.

O procedimento para a contratação envolve uma visita de representante do Projeto Uirapuru à empresa para análise da localização geográfica e do tipo de trabalho a ser desenvolvido.  A empresa é convidada também a conhecer o Projeto Uirapuru para que haja total transparência na relação empresa-entidade formadora.

Apreciados os detalhes dos CBOs e as exigências legais da contratação, o Projeto Uirapuru realiza uma pré-seleção de candidatos em seu banco de talentos, de acordo com as características da vaga. A  empresa  fará  a seleção final.

Na fase seguinte é assinado Termo de Convênio entre empresas e o Contrato de Aprendizagem.

O Projeto Uirapuru desenvolveu instrumentos de acompanhamento de rendimento do jovem na aprendizagem prática e teórica. Os resultados são apresentados periodicamente para acompanhamento e alinhamento de ações.