1 - Programa de Trabalho Educativo - PTE

Trata-se de uma formação que é oferecida gratuitamente pelo Projeto Uirapuru para jovens e adolescentes de 16 a 19 anos, estudantes de escola pública e que morem em Taboão da Serra ou imediações. 

Com o objetivo de preparar jovens para o primeiro emprego, o Programa de Trabalho Educativo tem a duração de cinco meses, com 4 horas de aulas diárias (manhã ou tarde) de Tecnologia da Informação, Comportamento Organizacional e Rotinas Administrativas, Matemática, Comunicação Oral e Escrita e palestras com assuntos atuais e de interesse do público jovem.

O programa conta com recursos tecnológicos como projetores multimídia e um computador por aluno o que, aliado a professores qualificados e experientes, resulta em aulas interessantes e participativas.

A seleção é feita através de avaliação de conhecimentos em Matemática, Redação e uma entrevista.

Os formados  passam a compor um banco de jovens talentos e são recomendados às empresas que  procuram o Projeto Uirapuru para contratação através da Lei do Aprendiz. Em dez anos, o Projeto Uirapuru, já formou mais de 1.000 jovens. O encaminhamento para o mercado de trabalho é feito de acordo com a demanda das empresas e do perfil dos jovens participantes.

2 - Programa de Aprendizagem

A Lei 10.097 estabelece que as empresas devem ter em seu quadro de colaboradores no mínimo 5% de Jovens Aprendizes.

O Jovem Aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos, estar estudando (ou ter concluído o Ensino Médio) e, como o nome diz, será contratado para aprender uma profissão.

A jornada semanal é de 30 horas, das quais 24 horas são cumpridas na Aprendizagem Prática na própria empresa contratante e 6 horas são destinadas à Aprendizagem Teórica no Projeto Uirapuru.

3 - Biblioteca Comunitária Dietmar Heydenreich

O Projeto Uirapuru disponibiliza aos seus alunos, ex-alunos e comunidade em geral um acervo com mais de 4.000 obras, atividades de incentivo à leitura, além de DVD’s.